A partir da próxima terça-feira (26), a Secretaria de Educação de Taubaté realiza um sistema de solicitações de matrículas online para ingresso na Rede Municipal de Ensino.
Segundo a Prefeitura, a ideia é que as adesões de novos estudantes sejam feitas apenas de forma virtual. Na terça-feira, será disponibilizado na página principal do site da administração municipal um link para a solicitação da matrícula. Este link também deve ficar disponível nas redes sociais da Prefeitura.
As vagas ofertadas são para crianças da 1ª Etapa da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental, que estão fora da rede municipal de ensino. Não há limite de inscrições e não há lista de espera, já que estas matrículas são obrigatórias.
Para realizar a solicitação da matrícula online, o responsável deverá estar atento entre as duas opções disponíveis: alunos do estado de SP e alunos de outros estados.
Na primeira opção, para Alunos do Estado de SP, é necessário preencher os campos RA e data de nascimento do aluno. Caso o pai/responsável não tenha o número em mãos ele deve procurar a escola em que a criança está matriculada atualmente ou enviar cópia escaneada ou foto da certidão de nascimento do aluno para o e-mail solicitacao.matricula@educacaotaubate.sp.gov.br.
Já na segunda opção, para quem vem de outros estados, será necessário informar os dados cadastrais do aluno para dar prosseguimento a solicitação.
Em ambos os casos, será necessário completar todo o processo de solicitação de matrícula, preenchendo as informações solicitadas e anexando fotos ou cópias escaneadas (legíveis) dos documentos de identificação do aluno e do seu responsável. Ao completar a solicitação de matrícula será gerado um arquivo de PDF, com o número do protocolo da solicitação.
Todas as solicitações de matrículas serão analisadas e respondidas aos pais/responsáveis pelos alunos pela Secretaria de Educação.
Caso a pessoa tenha alguma dificuldade no preenchimento da solicitação, poderá encaminhar um e-mail com suas dúvidas para o endereço disponibilizado no formulário.
A Secretaria de Educação reforça que nesta solicitação de matrícula os pais ou responsáveis não têm a possibilidade de escolher a escola de seus filhos. Uma das ferramentas para a análise da concessão da matrícula será a geolocalização.