Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na tarde desta terça-feira (21) a chegada de um navio da Marinha do Brasil para funcionar como hospital de campanha no litoral Norte de São Paulo.
Segundo Tarcísio, a embarcação atracará na quinta-feira (23) para reforçar o atendimento aos feridos da tragédia que atingiu a região no fim de semana de carnaval.
O hospital de campanha contará com até 300 leitos de enfermaria, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), além de profissionais de ortopedia, psiquiatria, traumatologia e clínicos gerais.
“Quero agradecer a Marinha do Brasil pelo reforço proporcionado com a vinda do navio Atlântico, dotado de um hospital de campanha que vai desafogar os hospitais da região que estão priorizando casos mais graves”, disse o governador.
Segundo Tarcísio, 180 fuzileiros navais especializados em ações de resgate e desobstrução reforçarão o trabalho de salvamento da Defesa Civil. A embarcação conta com seis helicópteros e três embarcações suporte para embarque e desembarque de pessoal e acesso a regiões isoladas.
O temporal registrado neste fim de semana no Litoral Norte de São Paulo deixou ao menos 44 mortos, segundo o governo Paulista.
O último balanço, divulgado nesta terça-feira (21), aponta para 43 mortes em São Sebastião e uma em Ubatuba. Em todo o estado, são 1.730 desalojados e 766 desabrigados.
Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Helicópteros da PM enfrentaram dificuldades para resgatar vítimas devido ao tempo fechado.
O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos. A operação de buscas em São Sebastião envolve mais de 600 pessoas.