Um homem de 38 anos foi preso em Guaratingueta, interior de São Paulo, suspeito de integrar uma quadrilha especializada no roubo de gado que agia no Vale do Paraíba. Outros quatro suspeitos tiveram a prisão preventiva decretada e estão foragidos.
A quadrilha era investigada há seis meses pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Guaratinguetá. Pelo menos cinco ocorrências envolvendo roubo de animais foram registradas neste ano na região.
O grupo foi localizado depois que o roubo de 72 cabeças de gado de uma propriedade de Guará, em março, foi investigado. O rebanho avaliado em quase R$ 150 mil foi localizado em Sales (SP) pela polícia.
Nesta ação, quatro homens armados invadiram uma fazenda e renderam um funcionário. Ele teria recusado a entregar a chave da porteira e foi agredido a pauladas até desmaiar e ser amarrado. O gado, que era de corte, foi levado em caminhões.
“Segundo a investigação, este suspeito preso era responsável por levantar as informações para o grupo criminoso e participava das ações”, afirmou o delegado Francisco Sanini, da DIG.
De acordo com a Polícia Civil, entre os envolvidos está fazendeiro de Sales, um fazendeiro de Taubaté e dois homens em Guará.