Maior campeão da história do Super Bowl, com seis títulos, o Pittsburgh Steelers por pouco não ficou fora dos playoffs da temporada 2015/2016 da NFL. A vaga veio apenas neste domingo, na última rodada da fase regular. E ela só veio com a combinação da vitória da franquia da Pennsylvania sobre o Cleveland Browns por 28 a 12, em Cleveland, e o revés do New York Jets por 22 a 17 para o Buffalo Bills, em Buffalo, no estado de Nova York. Bastava ao time da Big Apple, que vinha de cinco vitórias seguidas, mais um triunfo para eliminar os Steelers e ser um dos dois wilds cards que vão encarar na primeira rodada dos playoffs um dos dois campeões de divisão com pior aproveitamento da Conferência Americana (AFC).
Quem também garantiu neste domingo seu lugar no mata-mata foi o Houston Texans, que conquistou o título da Divisão Sul da AFC após atropelar o Jacksonville Jaguars por 30 a 6, em Houston. A disputa era contra o Indianapolis Colts, que até venceu em casa o Tennessee Titans (30 a 24), mas dependia de uma combinação de resultados.Astro dos Steelers, o quarterback Ben Roethlisberger terminou a partida com 24 passes em 36 tentativas e lançou para 349 jardas, com três touchdowns. Outro grande destaque foi o wide receiver Antonio Brown, que recebeu 13 bolas para ganhos de 187 jardas e um TD. Com a marca, ele alcançou 136 recepções na temporada regular e se tornou o primeiro jogador da história da NFL a conseguir mais de 125 recepções em dois anos seguidos (ele já tinha somado 129 recepções na temporada passada).á o New York Jets tinha tudo nas mãos para ir aos playoffs pela primeira vez desde 2010, porém o veterano quarterback Ryan Fitzpatrick cometeu três turnovers nos momentos decisivos da partida contra os Bills, quando um touchdown poderia fazer o New York ir adiante. Conhecido pela curiosa capacidade de protagonizar jogadas geniais e trapalhadas em uma mesma partida, Fitzmagic, como é conhecido, teve uma tarde em infeliz, lançando três interceptações no último período da partida. Ainda assim, ele teve sua melhor temporada da carreira, com 31 passes para TD – recorde da franquia do New York Jets.
Após a surpreendente derrota do New England Patriots para Miami Dophins à tarde (20 a 10), o Denver Broncos precisava apenas vencer o San Diego Chargers em casa para ficar com o primeiro lugar da Conferência Americana e, consequentemente, o mando de campo nos playoffs. No entanto, o time da Califórnia deu trabalho para a franquia do Colorado e fez 13 a 7 no início do 3º quarto. Foi quando o técnico Gary Kubiak resolveu promover o retorno de Peyton Manning.
Fora desde o dia 15 de novembro por conta de lesões nos pés e nas costelas, o veterano de 39 anos já vinha treinando com o time nas últimas semanas, mas foi poupado no início do jogo deste domingo. Quando convocado para entrar em campo, acertou logo seus dois primeiros passes e conduziu campanha que terminou com touchdown de C.J. Anderson para virar o jogo para 14 a 13. Daí para a frente, a partida pegou fogo, mas terminou com vitória dos Broncos, que se aproveitaram de uma interceptação sofrida por Philip Rivers a cinco minutos do fim para fazer 27 a 20.
Com o resultado, os Broncos garantiram a folga na primeira semana dos playoffs (wild card), e jogará em casa na segunda rodada e, em uma eventual partida pelo título da conferência, na terceira rodada.
Na Conferência Nacional (NFC), o Carolina Panthers confirmou a grande temporada e atropelou o Tampa Bay Buccaneers por 38 a 10 na Carolina do Norte. Com a vitória, os Panthers terminaram com a melhor campanha da NFL (15 triunfos e apenas uma derrota) e, consequentemente, o primeiro lugar também da conferência, garantindo o mando de campo nos playoffs.