Cristiano Ronaldo pode ser suspenso de quatro a 12 jogos por ter empurrado o árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea depois de ser expulso na vitória do Real Madrid sobre o Barcelona, por 3 a 1, na Supercopa da Espanha, no domingo.
O português, que atuou por 24 minutos no Camp Nou, saiu do banco e marcou o segundo tento dos merengues, recebendo cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração. A segunda advertência veio por supostamente simular um pênalti em lance com Samuel Umtiti.
Depois de receber o vermelho, o atacante deu um leve empurrão no árbitro, que relatou o incidente na súmula – segundo ele, Ronaldo o “empurrou levemente em sinal de descontentamento”.
Segundo o código disciplinar da Federação Espanhola, a punição prevista para lances do tipo, ainda que “levemente violento”, é de uma suspensão de quatro a 12 jogos.
“Puxar, empurrar ou chacoalhar, ou uma atitude similar em relação ao árbitro, ainda que levemente violenta, sem a confirmação de uma atitude violenta de sua parte, será punida com a suspensão de quatro a 12 jogos”, diz o regulamento.
Na última temporada, o atacante do Las Palmas Marko Livaja teve reação similar à de Ronaldo e recebeu cinco jogos de gancho – um pelo cartão vermelho, outros quatro pelo empurrão.