Soldados do exército em Caçapava realizaram um treinamento especial pelas ruas da cidade na manhã desta sexta-feira (21). Esta foi a última etapa da preparação dos militares, que irão embarcar para a missão de paz no Haiti no início de maio.
Os militares enfrentaram uma simulação de protesto, onde manifestantes interditavam uma avenida. A situação chega o mais próximo da realidade, com gritos, objetos arremessados e os manifestantes falando em francês, língua falada no Haiti.
Dos 850 soldados brasileiros que serão enviados ao Haiti em maio, mais da metade são da região do Vale do Paraíba, sendo 163 do batalhão de Caçapava. Esta deve ser a última vez que militares brasileiros serão enviados para a missão de paz.
“A nossa responsabilidade será muito grande para encerrarmos um ciclo vitorioso e de grande sucesso do Brasil na missão de paz no Haiti. Iremos focados em manter um ambiente seguro e estável e deixar nossa marca positiva no país”, disse o comandante da tropa que irá ao Haiti, Alexandre Largo.
O Brasil começou sua participação na missão de paz do Haiti em 2004 e este será o quinto contingente de Caçapava enviado para o país.