Choque entre caminhão e ônibus matou adolescentes, professores e diretora de Cultura de Borborema
Subiu para 11 o número de vítimas fatais do grave acidente entre um ônibus que transportava estudantes e um caminhão de óleo vegetal, na cidade de Ibitinga, Interior do Estado, ocorrido na segunda-feira (27) à noite. Os estudantes tinham idades entre 15 e 17 anos. O ônibus levava 40 passageiros, entre alunos e professores da Escola Estadual Dom Gastão Liberal Pinto, de Borborema.
De acordo com a prefeitura de Borborema, os estudantes haviam feito uma visita ao Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo, e deixaram a capital paulista em três ônibus de turismo por volta das 18h.
Além das vítimas fatais, outras 29 pessoas ficaram feridas e presas nas ferragens. Dezesseis estão em estado grave, segundo a Polícia Rodoviária Estadual. Entre os mortos estão três professores, a diretora da escola e alunos. A 11ª vítima foi encontrada na manhã desta terça-feira (28) embaixo do coletivo, presa nas ferragens e com o corpo carbonizado. Trata-se do estudante José Vinicius Francisco Anzolin, de 15 anos.
O caminhoneiro, cuja identidade não foi informada, ficou gravemente ferido e o motorista do ônibus sofreu ferimentos leves. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Araraquara. A liberação está prevista para as 14h desta terça. Eles seguem para o ginásio municipal de Borborema, onde serão velados coletivamente a partir das 15h.
Foto: Douglas Reis/Jornal da Cidade de Bauru
O acidente aconteceu por volta das 23h30 de segunda-feira (27) na Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), altura do Km 368, em Ibitinga, um trecho em obras.
Na forte colisão com o ônibus, com placas de Jaboticabal e que trafegava no sentido Ibitinga-Borborema, o caminhão pegou fogo. Os feridos foram encaminhados para dois hospitais da região, em Ibitinga e Borborema. O caminhão carregava 27 mil letros de óleo vegetal e ia no sentido contrário ao ônibus. Ainda não se sabe o motivo do acidente.
De acordo com a polícia, os alunos da cidade de Borborema voltavam de São Paulo, onde visitaram uma exposição da Bienal. Três ônibus voltavam em comboio do passeio e, de acordo com as autoridades, dois veículos teriam voltado por um caminho diferente do ônibus que se acidentou, passando por Itápolis.