Com apenas uma derrota na fase de classificação do Campeonato Paulista de Basquete, Franca chegou ao primeiro duelo das quartas de final com moral. Porém, do outro lado da quadra, estava o São José. O duelo entre as equipes é considerado um clássico do basquete nacional. E a máxima de que em clássico não há favorito ficou provada no embate desta quinta-feira, 19, no ginásio Linneu de Moura. Os joseenses, que terminaram a primeira fase na quarta posição do Grupo B e passaram por Osasco nas oitavas, impuseram-se diante da torcida e venceram o jogo por 92 a 86 (51 a 40 no primeiro tempo).
A vitória do São José foi comandada pelo armador argentino Diego Figueredo, cestinha da partida com 28 pontos. Rafa, com 18 pontos, e Duda Machado, com 12 pontos, seis assistências e seis rebotes, foram outros destaques dos donos da casa. Por Franca, destaque para a pontuação de Parodi, que fez 22 e ainda distribuiu cinco assistências. Lucas Dias, com 18 pontos, foi outro atleta francano com bons números.
O segundo jogo das quartas de final é neste domingo, 22, às 18h, no Pedrocão. Como a série é melhor de três, o São José garante a classificação em caso de vitória. Franca precisa vencer para forçar o terceiro jogo, a ser disputado no Pedrocão, na segunda-feira, 23, às 20h.
O JOGO
As equipes começaram o jogo utilizando bastante os pivôs, em jogadas dentro do garrafão. São José, com Lupa. Franca, com Rafael Hettsheimer. Os primeiros minutos foram acelerados, com as equipes com bom aproveitamento ofensivo. Durante o período, Franca passou a errar passes no ataque, e os joseenses aproveitaram os contra-ataques para abrir vantagem. Duda, calibrado para as bolas de três pontos, comandou a pontuação do São José no primeiro quarto, que terminou com vitória dos donos da casa por 25 a 19.
O segundo quarto começou equilibrado. Diego Figueredo, armador joseense, acertou duas bolas de três pontos em sequência e ampliou a diferença no placar para 12 pontos. Foi então que o técnico Helinho, de Franca, parou o jogo. Após a pausa, os francanos melhoraram em quadra. Parodi, também com bom aproveitamento nas bolas de fora do perímetro, foi um dos principais atletas dos visitantes no período. Na reta final, São José, que tinha boa marcação, conseguiu conter a reação de Franca e foi para o intervalo com 11 pontos a mais: 51 a 40.
O ritmo da partida seguiu intenso no terceiro quarto. Franca melhorou em quadra e equilibrou o jogo. A vantagem construída por São José nos dois primeiros quartos pouco mudou durante boa parte do período. No fim do período, os joseenses seguiram à frente: 74 a 66. Como um bom clássico, o jogo foi parelho até o fim. E o São José, empurrado pela torcida, não deixou a vitória escapar. Resultado final: 92 a 86 para os joseenses.