A Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos confirmou nesta segunda-feira a morte de dois irmãos por febre maculosa. As vítimas, de 36 e 39 anos, morreram entre o fim de julho e o início de agosto. O pai deles segue internado em estado grave com os mesmos sintomas da doença.
Emerson da Silva Machado, de 39 anos, e Erica da Silva Machado, de 36 anos, tiveram os primeiros sintomas da doença no dia 23 de julho
Eles sentiam dor de cabeça, febre e dores pelo corpo quando procuraram o médico dois dias depois dos primeiros sintomas. Em pouco mais de dez dias, eles não resistiram e morreram nos dias 31 de julho e 1° de agosto. À época da morte, os médicos investigavam dengue, febre amarela, febre maculosa, leptospirose e H1N1. A confirmação foi feita apenas nesta segunda .
A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, encontrado em cavalos, bois, mas também em animais domésticos como cães, roedores e aves. O carrapato é infectado com o animal e transmite a doença em contato com a pele humana.