O sistema do Centro de Operações Integradas (COI) de Taubaté foi alvo de vandalismo pela oitava vez na tarde desta segunda-feira (15). Segundo a polícia, dois vândalos usaram um caminhão da coleta de lixo para derrubar uma câmera que fica no cruzamento das ruas Leonilda Lúcia Alves e Firmo Mendes Castilho. A ação ocorreu por volta das 13h30.
Segundo a Polícia Civil, dois homens armados renderam o motorista do caminhão de coleta de lixo que passava pelo bairro e obrigaram que ele derrubasse o poste em que a câmera estava. Os criminosos fugiram logo em seguida.
Por meio de nota, a prefeitura informou que a câmera derrubada conseguiu registrar a ação e que um suspeito já foi parcialmente identificado. Um boletim de ocorrência foi registrado e as imagens da câmera serão cedidas para a Polícia Civil.
Ainda segundo a nota, a empresa responsável tem um prazo de 30 a 60 dias para a reposição do equipamento, “cabendo a mesma a definir estratégias de reforço da câmera”. Segundo a prefeitura, este é o oitavo caso de atentado e todos os equipamentos foram recolocados.
A Talentech, empresa responsável pelas câmeras, informou que lamenta o caso e que vai realizar o mesmo procedimento dos casos anteriores – o registro do boletim de ocorrência, acompanhamento das investigações e reposição do aparelho.
Monitoramento
O COI começou a operar no dia 30 de junho e devido aos atos de vandalismo, iniciou as atividades com 95 câmeras – cinco a menos do que o previsto.