O Sindicato dos Metalúrgicos informou que negocia com a Volkswagen um acordo para a produção de novos modelos na fábrica em Taubaté (SP). Uma proposta será votada em uma assembleia nesta quarta-feira (20) pelos operários e tem como meta tornar a unidade mais atrativa para investimentos.
De acordo com o sindicato, o acordo viabilizaria instalação da plataforma universal MQB – essa plataforma é versátil e pode dar origem a modelos de segmentos diversos. Isso permitiria a produção em novos investimentos e produtos, que já são produzidos a partir da matriz única.
Segundo o sindicato, se aprovado o acordo, a fábrica poderá produzir com exclusividade um novo carro SUV e adotar a produção compartilhada de duas versões do Polo, sendo que uma versão ainda será lançada. O polo atualmente é produzido na unidade Anchieta, em São Bernardo.
Os termos negociados com os empregados, caso aprovados, terão validade até agosto de 2022, com possibilidade de extensão para até agosto de 2024.
Assembleia
O acordo será colocado para votação em assembleia na porta da fábrica nesta quarta, às 15h, na saída do primeiro turno e entrada do segundo. A fábrica tem cerca de 3,1 mil funcionários diretos. A unidade produz o Gol, Voyage e Up!.
A Volkswagen informou em nota, sobre as informações divulgadas pelo sindicato, que está empenhada em ampliar seus investimentos no Brasil a partir de 2020, após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados.
“Em sua fábrica de Taubaté (SP), por exemplo, a Empresa está em negociações com o sindicato local para a possível chegada de um novo modelo naquela unidade”, disse a multinacional em trecho da nota.
Lançamento
A Volkswagen lançou em São José dos Pinhais, nesta terça-feira (19), o T-Cross, primeiro SUV compacto da marca no Brasil. Já em pré-venda, ele estará nas lojas a partir de abril com preços iniciais que irão de R$ 84.990 a R$ 109.990.
Para superar Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e Jeep Renegade, a Volkswagen aposta apenas em motores turbo: 1.0 de três cilindros e 128 cavalos (200 TSI) ou 1.4 de quatro cilindros e 150 cv (250 TSI).
Para o primeiro, há opção de câmbio manual ou automático de seis marchas. O segundo é sempre automático.
Foto: Simone Gonçalves/G1