A popstar latina Shakira, dona de uma das mais importantes vozes femininas do mundo, se envolveu em um escândalo no inicio do mês, a cantora foi condenada por plágio na música “Loca”.
O músico que reclamou pelos direitos autorais é o dominicano Ramon Arias Vasquez, a música em questão é a Loca con su Tiguere. Shakira terá que pagar indenização ao músico – o valor não foi confirmado. O rapper dominicano Edward Bello Pou, que fez parceria com Shakira na música, também foi condenado.
Ainda sobre o mesmo assunto, confira abaixo alguns outros casos de plágios inacreditáveis:
The Beatles x Chuck Berry
Pouco depois do lançamento do álbum mitológico Abbey Road, em 1969, a gravadora do precursor do rock americano Chuck Berry acusou a banda britânica de ter copiado a letra e a melodia da canção You Can’t Catch Me no tema escrito por John Lennon.
Lennon reconheceu ter conhecimento da canção de Berry e os Beatles fecharam um acordo extrajudicial que permanece em sigilo. Foi o único caso de plágio envolvendo a banda.
Katy Perry x Sara Bareilles
Logo que Katy lançou “Roar” começaram a falar que a canção foi uma cópia de “Brave”, de Sara. As duas músicas falam de superação, então, fica fácil comparar assim. Katy, entretanto, não ligou muito e mostrou, em seu Instagram, que é fã de Sara. As duas chegaram a cantar juntas depois de toda a confusão.
Lady Gaga x Madonna
Essa briga aí foi boa e a acusação partiu da própria Rainha do Pop. Madonna mostrou que não é uma Little Monster ao diizer que “Born this way” era uma (má) cópia do seu hit “Express yourself”. O tempo passou e a questão, até hoje, não ficou bem resolvida.
Anitta x MC Bruninha
“Show das poderosas” levou Anitta para um novo patamar na sua carreira. E não é que MC Bruninha parece não ter gostado nada do sucesso da concorrente? Ela acusou a poderosa de ter plagiado o começo de uma música sua, “Corpo de mola: você vai pirar”.
“Corpo de mola”, MC Bruninha
Britney Spears x Jane Zhang + Prima J + Nikolija
“You better work bitch!”, já canta Britney Spears. E, da próxima vez, é melhor que a cantora não seja suspeita de copiar suas ideias de três lugares distintos. O clipe de “Work bitch” deu o que falar, mas não por conta da dança frenética da Princesinha do Pop, e sim porque as cenas dos vídeos lembram três outros clipes: a dança no deserto parece ter sido tirada de “Personal look”, de Jane Zhang; a dança no meio da água lembra muito uma cena de “Corazón”, da dupla mexicana Prima J; e o adestramento de suas dançarinas ficou bem igual ao que dá para conferir em “Cao zdravo”, da pop star sérvia Nikolija. Qual a sua opinião?
Nicki Minaj x Clive Tanaka
Esqueça “Anaconda”. O nome do momento, por causa do clipe pra lá de provocativa, foi acusada de plágio por outra canção. O músico Clive Tanaka acusa a rapper de ter plagiado sua canção “Neu Chicago” no single “Starships”, que quebrou um recorde e ficou 21 semanas seguidas no Top 10 da Billboard.
Madonna x Salvatore Acquaviva
A Rainha do Pop já experimentou os dois lados da moeda. Neste caso, ela foi acusada de plagiar a música “Ma vie fout l’camp”, de Salvatore Acquaviva, em “Frozen”. Em 2005, a loura foi julgada na Bélgica e até hoje sua canção é proibida por lá.
“Ma vie fout l’camp” – Salvatore Acquaviva
Alicia Keys x Earl Shuman
A disputa aqui envolve o hit “Girl on fire”. Shuman alega que o hit de Keys é similar a “Hey there lonely girl”, música escrita por ele. Shuman entrou com um processo de violação de direitos autorais contra a cantora por causa disso.
Beyoncé x New Edition
Beyoncé é diva, é poderosa, dita tendência, serve de inspiração… Mas ela também está na lista de acusadas de plágio. O hit “Love on top” tem uma estética semelhante a “If it isn’t love”, da banda New Edition. Antes de qualquer um atirar a primeira pedra, a cantora anunciou, em seu site oficial, na época do lançamento, que tinha se inspirado em uma de suas boybands preferidas. Esta não foi a primeira vez. A coreografia de “Countdown”, por exemplo, é apontada como uma cópia de um dos trabalhos da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker.