Mais sete escolas de samba do Grupo Especial devem passar pela Marquês de Sapucaí nesta segunda-feira (4) no Rio de Janeiro. Os desfiles começam às 21h15 os portões devem ser abertos às 19h. Cada escola terá de 65 minutos a 75 minutos para mostrar o seu carnaval.Os enredos estão críticas à mercantilização do carnaval (São Clemente); homenagem à cidade de Petrópolis (Vila Isabel); celebração da cantora Clara Nunes (Portela); as belezas do Ceará (União da Ilha do Governador); críticas políticas (Paraíso do Tuiuti); lembrança dos heróis esquecidos da história (Mangueira) e a importância do tempo (Mocidade Independente de Padre Miguel). Veja a ordem dos desfiles:A São Clemente abre o segundo dia de desfiles com o enredo “E o samba sambou”, que é uma reedição da apresentação da escola em 1990, quando ela conquistou o 6º lugar no Grupo Especial. A realização fica por conta do carnavalesco Jorge Luiz Silveira.A Unidos de Vila Isabel será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval e levará para a avenida o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila canta a cidade de Pedro”, sobre a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O autor do enredo é o carnavalesco Edson Pereira.
- FIQUE DE OLHO: A escola não vai deixar de lado o viés histórico da Cidade Imperial, como ficou conhecida o lugar que encantou o imperador D. Pedro II pelo clima ameno e natureza exuberante.
A Portela, dona de 22 títulos do carnaval carioca, levará para a Sapucaí um enredo sobre uma dos nomes mais famosos da escola: a cantora Clara Nunes. “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá” é de autoria da carnavalesca Rosa Magalhães.
FIQUE DE OLHO: Rosa Magalhães usará o trabalho de outra grande artista como referência para a sua Madureira moderníssima: o quadro “Carnaval em Madureira”, pintado em 1924, de Tarsila do Amaral
A escola fará uma homenagem ao Ceará mostrando uma disputa poética entre dois grandes autores nascidos no estado: “A Peleja Poética entre Rachel e Alencar no Avarandado do Céu” trará as obras de Rachel de Queiroz e José de Alencar. O carnavalesco é Severo Luzardo Filho
Vice-campeã do carnaval do ano passado, a Paraíso do Tuiuti também virá com um tema cearense e apresentará na avenida o enredo “O Salvador da Pátria”, de Jack Vasconcelos. Será contada a história do bode Ioiô, que foi eleito vereador em Fortaleza.
- FIQUE DE OLHO: É o segundo enredo seguido da escola com críticas políticas e promete ter referências da situação política atual.
- A Verde e Rosa será a sexta a desfilar e contará o enredo “História pra ninar gente grande”, que promete fazer uma narrativa de “páginas ausentes” da história do Brasil, repensando narrativas oficiais que foram ensinadas ao longo de gerações para os brasileiros. O enredo é do carnavalesco Leandro Vieira
- FIQUE DE OLHO: Um dos nomes homenageados pela escola será o da vereadora Marielle Franco, que foi assassinada no dia 14 de março do ano passado.
- A Mocidade Independente de Padre Miguel falará sobre o tempo com um enredo do carnavalesco Alexandre Louzada. Em “Eu sou o Tempo, Tempo é Vida”, as diversas formas como ele foi tratado ao longo da história serão mostradas.
- Foto: José Raphael Berrêdo/G1