A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta quinta-feira (5) mais dois casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em São José dos Campos e um outro em Taubaté (SP). Com as novas confirmações, a região passa a ter sete casos listados oficialmente como suspeitos pelo Estado e um outro ainda não confirmado (leia mais abaixo).
- Coronavírus: o que se sabe até agora
De acordo com a Prefeitura de São José, os novos casos são de duas mulheres. A primeira tem 34 anos, esteve nos Estados Unidos e Canadá e apresentou sintomas parciais. A outra tem 27 anos, esteve em Roma e Milão, na Itália, e também apresentou quadro com sintomas parciais.
As duas estão em isolamento domiciliar. Ambas foram atendidas em hospitais particulares e passam bem.
São José
Os primeiros casos na cidade foram listados pelo Estado na quarta-feira (4). Com a nova confirmação, o município passa a ter quatro pacientes suspeitos da doença. Segundo a prefeitura, os pacientes são um jovem de 25 anos e um menino de oito. Ambos estão bem e estão em isolamento domiciliar.
O jovem de 25 anos teve os primeiros sintomas no dia 26 de fevereiro. Ele manteve contato com um amigo que esteve em viagem à Itália e está na lista de suspeitos, foi atendido no Hospital de Clínicas Sul e colheu os exames no dia 29. Segundo nota da prefeitura desta quinta, exames feitos nele deram negativo para coronavírus, porém, o caso segue na lista de pacientes suspeitos do Estado.
Já o menino apresentou os primeiros sintomas em 28 de fevereiro. Ele esteve em viagem à Europa, foi atendido em um hospital particular e colheu os exames no dia 3 de março. Os dois casos não foram considerados como suspeitos pelo governo e a suspeita foi descartada após exames no Adolfo Lutz.
Atibaia
A Secretaria Estadual de Saúde investiga dois casos na cidade. Os pacientes são uma mulher de 44 anos que voltou de uma viagem à Europa e um idoso de 80 anos que retornou de uma viagem pela Ásia e Oriente Médio. Ambos estão bem e seguem em isolamento em casa.
Bragança Paulista
Na quarta-feira (4) a prefeitura de Bragança Paulista divulgou que investiga a suspeita de coronavírus em um paciente. O jovem de 21 anos mora no Japão e veio ao Brasil para visitar parentes. Ele chegou no dia 26 de fevereiro e três dias após a chegada apresentou os sintomas.
Apesar do anúncio, a cidade não foi incluída na lista estadual. As suspeitas só são oficialmente reconhecidas após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu com a notificação deste caso.