Secretaria de Saúde pretende imunizar 120 mil crianças contra o sarampo e a paralisia infantil (poliomielite) no Vale do Paraíba. A campanha de vacinação começa neste sábado com mobilização nos postos de saúde da região.
As doses vão ser distribuídas para crianças entre 1 e 5 anos completos, mesmo que já tenham tomado o imunizante anteriormente – exceto para as vacinadas nos últimos 30 dias. O objetivo é vacinar as que nunca tomaram a dose, completar o ciclo de imunização e aplicar doses de reforço.
Na região, a público alvo da campanha é de 123,4 mil crianças. Durante o mutirão neste sábado (4), os postos de saúde vão funcionar em horário especial e as doses vão ser aplicadas das 8h até às 17h. A campanha começa oficialmente na segunda-feira e segue até o dia 31 de agosto.
A poliomielite está eliminada no Estado de São Paulo desde 1988, quando houve o último caso, no município de Teodoro Sampaio. Trata-se de uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente membros inferiores. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, como saliva, tosse, espirro, mais frequentemente, ou objetos, alimentos e água contaminados com resíduos de doentes.