As praias de São Sebastião ficaram cheias pelo segundo dia seguido neste feriado prolongado da Independência. A prefeitura estima que 60 mil turistas visitam a cidade neste feriado.
Além dos turistas, São Sebastião registrou um aumento no número de moradores fixos desde o início da pandemia. São pessoas que não moravam no município, mas optaram em ficar na cidade durante o período de isolamento social.
Nas praias de Cambury e Barra do Sahy, houve aglomeração de pessoas e pouca gente usava máscaras, segundo imagens enviadas pela prefeitura. A mesma situação aconteceu em outras praias, como Maresias, de acordo com registros nas redes sociais.
A prefeitura organiza barreiras desde a manhã de sexta no Jaraguá e Canto do Mar, bairros da Costa Norte no limite com Caraguatatuba, e em Boraceia, na Costa Sul, no limite com Bertioga.
Os turistas e moradores que chegam a São Sebastião têm a temperatura corporal medida pelas equipes e responderão breve questionário, além de serem monitorados e orientados sobre possíveis sintomas. Os pneus dos veículos serão desinfetados.
São Sebastião pediu ajuda ao Estado neste feriado para evitar que a alta do movimento de turistas aumente a transmissão de coronavírus. Nas outras cidades do litoral norte também há barreiras sanitárias e controle para evitar aglomerações.