Com um gol de João Lucas logo no primeiro minuto, o São Paulo venceu o Palmeiras por 1 a 0 e conquistou o hexacampeonato da Copinha de Votorantim sub-15. A final da 28ª edição do torneio foi disputada na manhã deste domingo no estádio Domenico Paolo Mitidieri, em Votorantim, no interior paulista.
A competição já revelou nomes como Neymar, Adriano Imperador, Vinicius Júnior, Rodrygo, Renato Augusto, Casemiro e muitos outros.
Os Crias de Cotia já haviam conquistado a copa em 1991 (primeira edição), além de 1992, 2013, 2014 e 2016 e são os maiores campeões do torneio. O Tricolor foi comandado nesta edição pelo técnico Mário Ramalho, sobrinho de Muricy Ramalho.
Os Crias da Academia eliminaram os rivais Santos e Corinthians, nas quartas e na semifinal, respectivamente, mas caíram para o Tricolor e não conseguiram levantar a taça pela segunda vez na história.
Após nove anos, todos os quatro gigantes de São Paulo jogaram a Copinha. Esta edição teve a estreia do Novorizontino, além do retorno de São Paulo e Botafogo, que não disputavam o torneio desde 2018.
A competição da categoria infantil foi disputada em sua maioria por jogadores nascidos em 2009 e alguns atletas 2010. Diferentemente do futebol profissional, os jogos têm dois tempos de 30 minutos de duração. As demais regras são as mesmas.
O jogo
O São Paulo se lançou ao ataque no começo e conseguiu abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo. Reserva na semifinal, João Lucas ganhou a titularidade e correspondeu com esse gol relâmpago, que saiu após uma cobrança de lateral que terminou com a cabeçada certeira do camisa 7 tricolor.
Depois disso, o primeiro tempo foi marcado por equilíbrio e o placar permaneceu 1 a 0.
Na etapa complementar, o São Paulo quase ampliou no início, mas Lucca fez uma grande defesa na finalização de Valadares.
O Palmeiras foi em busca do empate, mas parou na atuação segura do goleiro João Soato. Depois, o Tricolor administrou a vantagem e garantiu o título após o apito final do árbitro sorocabano Guilherme Ceretta de Lima.
Quartas de final
- São Paulo 1×0 Novorizontino
Semifinal
- São Paulo 6×1 Cruzeiro