O governo de São Paulo começará a vacinar idosos dentro do programa de imunização contra o coronavírus a partir do dia 8 de fevereiro. O anunciou foi feito pelo governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, nesta sexta-feira (29).
No dia 8, começa a vacinação de idosos com idade de 90 anos ou mais. Os que têm entre 85 anos e 89 anos receberão a primeira dose do imunizante a partir do dia 15.
Segundo o governador, serão vacinados 206 mil idosos acima de 90 anos e 515 mil idosos entre 85 e 89 anos.
Dados da Secretaria de Saúde apontam que um de cada três idosos com mais de 90 anos que desenvolveram a Covid-19 acabaram morrendo.
De acordo com o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, embora o número de infectados nesta faixa etária seja baixo em comparação a outras idades, há alto índice de idosos internados em hospitais.
Além disso, o governo do estado anunciou que foram entregues mais 1,8 milhões de doses para o Ministério da Saúde, por meio do Instituto Butantan, que seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Deste total, 410 mil doses ficarão em São Paulo para dar continuidade ao Programa Estadual de Imunização.
“Com esse novo lote, São Paulo consiguirá imunizar todo público-alvo da primeira fase de vacinação, como trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos residentes em asílios. São Paulo já forneceu 8,7 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde”, afirmou Doria.