Diante do aumento no número de casos por Covid-19, a Prefeitura de São José dos Campos informou que mantém a recomendação sobre uso de máscaras, mas não prevê a volta da obrigatoriedade do item em locais fechados. Atualmente, a máscara é obrigatória no transporte público e unidades de saúde.
Nesta semana, o Comitê de Saúde do Estado de São Paulo voltou a recomendar o uso das máscaras em ambientes fechados como salas de aula, escritórios e cinemas. A medida foi colocada como uma recomendação em função das dificuldades de se criar fiscalizações e penalidades.
Em entrevista à CBN, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que gestão estadual não vai decretar a volta do uso obrigatório de máscaras. Assim, caberá às prefeituras transformar esse recomendação em uma determinação por meio de um decreto.
A Prefeitura de São José dos Campos reforçou a recomendação, mas até esta quarta-feira não tinha previsão de publicar um decreto sobre a obrigatoriedade.
“Devido à sazonalidade de doenças respiratórias neste período do ano torna-se ainda mais importante a adoção dos protocolos sanitários preconizados, como o uso de máscara, álcool gel e manutenção do distanciamento social. Tais medidas, independente da obrigatoriedade, sempre foram recomendadas pela Secretaria de Saúde. Atualmente, o uso é obrigatório no transporte público e unidades de saúde”, diz a nota.
A administração ainda reforçou a necessidade de vacinação contra a Covid-19.
“A prefeitura reforça sobre a importância da população, inclusive as crianças, completar o esquema vacinal contra a Covid-19 para evitar o surgimento de novas variantes e o registro de novos casos, internações e óbitos”, informou.