Evitar acidentes por meio da conscientização dos motoristas e pedestres é a mais nova aposta da Prefeitura de São José dos Campos em parceria com o Corpo de Bombeiros. Ontem, começou uma série de blitze educativas, com a abordagem de um tema diferente a cada dia dentro da Semana Nacional do Trânsito, que acontece do dia 18 a 25 deste mês.
O primeiro foi a Lei Seca, com informações sobre os perigos para o motorista que dirige sob efeito do álcool. Para fazer o alerta, um carro batido ficou exposto durante uma hora no cruzamento entre as avenidas Cidade Jardim e Salinas, zona sul, um dos pontos com maior índice de acidentes na cidade.
“Queremos investir na prevenção, atendendo aos motoristas antes que o acidente aconteça. É uma mudança de comportamento que traz resultados positivos e economia aos cofres públicos”, avaliou o capitão do Corpo de Bombeiros, Antônio Carlos Bernardes.
Abordagens. Cones foram colocados no local e os motoristas gentilmente pararam para receberem as informações educativas.
Vítima de um capotamento na via Dutra em razão de óleo na pista, o técnico de enfermagem Nuno Ramos de Souza, 48 anos, já sentiu na pele o risco de morte. Hoje, a prudência ao volante é sua grande companheira de viagem, além da manutenção constante do veículo.
“Tem muito motorista imprudente, que desrespeita as leis e coloca vidas em risco. Esta campanha é muito positiva para o alerta”, disse.
Campanha. Hoje, a blitze educativa será na avenida JK, das 15h às 16h. Segundo o supervisor do programa Educa Trânsito, André Correia, a união de forças é fundamental para o setor ficar menos violento no município.
Além da Lei Seca, serão feitas ações preventivas referentes ao respeito à faixa de pedestres, uso do celular ao volante, entre outros.
“Muitos pedestres atravessam em locais proibidos e acabam sendo atropelados. Neste ano, a semana nacional do trânsito quer bater nesta tecla”, afirmou o supervisor.
Dentro da semana nacional, uma ação global acontece no próximo domingo, a partir das 9h, na rua Prudente de Moraes, Vila Adyanna, região central. Aproveitando o dia mundial da paz, muitas atividades serão oferecidas, com foco na educação no trânsito.