São José confirma febre amarela em dois homens moradores da zona norte. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, casos são de moradores que contraíram a doença no município. Eles passam bem. A família de um outro paciente, que morreu no começo do mês, aguarda resultado de exames para atestar ou descartar a doença.
A Vigilância Epidemiológica confirmou nesta segunda-feira (12) dois casos de febre amarela, contraídos em São José dos Campos (autóctones). Os pacientes, sendo dois homens, de 37 anos e 40 anos, passam bem após terem alta médica. Essas são as duas primeiras ocorrências confirmadas da doença, em pacientes vivos, em casos em que a doença foi contraída na cidade.
Além deles, um paciente que morreu na última semana, é o primeiro caso autóctone suspeito de morte por febre amarela em São José. A prefeitura aguarda o resultado de exames do Instituto Adolfo Lutz. O homem era moradora do bairro Bonsucesso.
Um outro paciente, de 28 anos, morreu na cidade em janeiro, após ter contraído a doença em viagem a Mariporã (SP).
Os pacientes cuja febre amarela foi confirmada nesta segunda são dos bairros Vila São Geraldo e Mirante do Buquirinha, ambos na zona norte.
Mutirão de vacinação
A prefeitura vai fazer,nesta terça (13), um mutirão de vacinação casa a casa contra a febre amarela nos bairros na região norte. A intenção é fazer um bloqueio, já que há circulação do vírus nos bairros. Na última sexta (9) a ação foi feita no Bonsucesso.
Além dos dois pacientes confirmados e do morto com suspeita da doença, a prefeitura informou que os exames atestaram positivo para febre amarela em três macacos achados recentemente na zona norte.
A vacinação nas escolas continua nesta semana, das 9h às 15h. Nesta terça (13), a imunização será aplicada na escola Municipal Hélio Walter Bevilacqua, no Jardim República. Na quarta (14) na escola Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza; Maria de Melo, no Parque Industrial; Luzia Levina Aparecida Borges, no Cruzeiro do Sul e na Escola Rio Comprido.
Na quinta (15), acontecerá na escola Joaquim Andrade Meirelles, no Jardim Satélite. E na sexta (16) será nas escolas Sonia Maria Alexandre Pereira, no Jardim Interlagos, e Eunice Cordeiro dos Santos Rodrigues, na Vila São Geraldo.
Foto: Prefeitura de Vacaria