São Francisco das Chagas foi escolhido padroeiro de Taubaté por influência dos franciscanos que acompanhavam Jacques Felix, fundador da cidade, na data de sua elevação à Vila em 1645. Os religiosos tinham como prática acompanhar expedições de bandeirantes paulistas .
Amizade sincera
Entre franciscanos e jesuítas, os bandeirantes preferiam a companhia dos discípulos de São Francisco porque eles opinavam menos na administração dos seus povoados. Os homens da Companhia de Jesus, por sua vez, interferiam na gestão e se diziam contrários à escravização dos índios.
Um convento para eles
A pedido dos moradores de Taubaté, no século 17 foi fundado um convento da ordem franciscana, o Convento de Santa Clara.
1º nome de Taubaté em homenagem ao Santo
Em homenagem ao santo protetor dos animais e fundador da Ordem Franciscana, os fundadores chamaram o povoado de Vila de São Francisco das Chagas.
Feriado por quê?
O dia 4 de outubro é feriado municipal porque na data comemora-se o dia de São Francisco das Chagas, padroeiro da cidade.
O brasão de Taubaté criado em 1908 pelo artista plástico Clodomiro Amazonas tem um escudo que faz referência as cinco chagas de São Francisco.