O Santos vai registrar nesta terça-feira uma reclamação na CBF por causa da situação envolvendo o meio-campista Andreas Pereira, do Flamengo.
O jogador entrou em campo na derrota do Santos por 4 a 0 para o Flamengo no dia 28 de agosto, menos de 14 dias depois de chegar ao Brasil vindo da Inglaterra.
De acordo com as regras da Anvisa, Andreas Pereira, que chegou ao Rio de Janeiro no último dia 20, teria de ficar em quarentena por duas semanas por causa da pandemia do novo coronavírus. Em tese, o atacante não poderia ter enfrentado o Santos no dia 28.
Por isso, o Peixe vai à CBF para registrar uma reclamação, mesmo entendendo que, esportivamente, não terá efeito.
– Pela moralidade do futebol, entramos com um pedido na procuradoria da CBF para apontar essa irregularidade que de fato aconteceu. Faremos independentemente de resultado, mas em uma análise prévia soubemos que o jogo não seria anulado ou a gente receber os pontos. É meio que posição unânime do jurídico.
– Consultei outros clubes que viveram essa situação, como o Fluminense e Grêmio. Mas independentemente dos pontos, é obrigação do Santos registrar insatisfação sobre o ocorrido. E está sendo feito. No mais tardar amanhã entraremos com essa reclamação na CBF – disse Andres Rueda, presidente do Santos, nesta segunda-feira.
Willian, do Corinthians, viveu situação parecida com a de Andreas Pereira, mas foi impedido de entrar em campo antes da partida contra o Atlético-GO. O atacante foi avisado pela Anvisa e retirado da lista de relacionados.
Já Andreas Pereira pode ser alvo de processo civil e penal, além de processo administrativo sanitário com possibilidade de multa que inicia com R$ 2 mil.
Confira a íntegra da nota divulgada pela Anvisa neste sábado:
“O jogador Willian Borges da Silva, do time do Corinthians, que ingressou no Brasil com passagem pelo Reino Unido nos últimos 14 dias antes de sua chegada, está em período de quarentena, de acordo com o previsto pela Portaria Interministerial nº 655/2021.
Confira a íntegra da nota divulgada pela Anvisa neste sábado:
“O jogador Willian Borges da Silva, do time do Corinthians, que ingressou no Brasil com passagem pelo Reino Unido nos últimos 14 dias antes de sua chegada, está em período de quarentena, de acordo com o previsto pela Portaria Interministerial nº 655/2021.
A Vigilância Sanitária do Município de Goiânia também foi acionada e já localizou o hotel onde está o time do Corinthians para que possa atuar.
Por fim, cabe esclarecer que, no caso do jogo do Brasil, a Anvisa acionou a Polícia Federal porque houve descumprimento de regra migratória praticada por estrangeiro ao ingressar no Brasil. No caso do jogador William, trata-se de brasileiro que ingressou no Brasil regularmente e que deveria cumprir medida sanitária no local de destino, de acordo com a Portaria nº 655/21.
A Anvisa considera a situação como sendo de risco sanitário grave e espera a atuação pelas autoridades de saúde locais, a fim de que adotem as medidas de fiscalização necessárias, determinando a imediata quarentena do jogador. Destaca-se que, por se tratar de cidadão brasileiro, a atuação para a observância e acompanhamento do isolamento deve ser realizada pela autoridade local de saúde (secretaria estadual ou municipal), inclusive para o acionamento de autoridades policiais, caso necessário.
ENTENDA A SITUAÇÃO DO JOGADOR ANDREAS PEREIRA
No caso do jogador Andreas Pereira, do Flamengo, a Anvisa teve conhecimento pela imprensa que o atleta foi escalado e jogou em Santos, no dia 28/08.
Neste caso, o jogador ingressou no Brasil no dia 20/08 e também preencheu o TCSV, com o compromisso de cumprimento das medidas sanitárias dispostas na Portaria 655/21, incluindo a quarentena obrigatória de 14 dias, por ter passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias antes da sua entrada no Brasil.
Diante dos fatos, a Anvisa comunicou o CIEVS local para adoção das medidas sanitárias cabíveis, no sentido de punir o jogador e os demais envolvidos na organização da partida, sem prejuízo da avaliação quanto à responsabilização civil, administrativa e penal dos envolvidos.”