Sob intervenção da prefeitura desde 2003, a Santa Casa de Jacareí rescindiu o contrato com a empresa Unifarma Gestão e Solução Saúde LTDA, terceirizada responsável pela gestão da farmácia do hospital.
A partir de agora, o serviço será realizado diretamente pela Santa Casa, o que, de acordo com a administração municipal, vai gerar uma economia de R$ 2,4 milhões anuais aos cofres públicos (o correspondente a R$ 200 mil mensais).
Ainda de acordo com a prefeitura, 8 entre os 18 funcionários que farão o novo atendimento já trabalhavam para a terceirizada e foram integrados pela gestão da Santa Casa.
Os números indicam que a unidade desembolsava aproximadamente R$ 500 mil mensais para pagar pelos serviços da Unifarma. Eram R$ 130 mil com a gestão administrativa e o restante com medicamentos.
“A rescisão do contrato é um grande passo para que as finanças possam ‘respirar’. Vamos diminuir o comprometimento mensal em R$ 200 mil, o que permitirá maior equilíbrio financeiro e tranquilidade para focar em outras prioridades do hospital”, afirma Elisete Sgorlon, superintendente da Santa Casa.
A Santa Casa assinou o convênio com a terceirizada em 2013 e chegou, de acordo com a prefeitura, a acumular uma dívida que chegou aos R$ 2,4 milhões. De acordo com a prefeitura, o hospital tem recebido ajuda da administração para quitar a dívida.
Privatização
Em maio, a prefeitura anunciou licitação para contratar uma empresa terceirizada para gestão das atividades da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Parque Meia Lua e do SIM (Serviço Integrado de Medicina).
Juntos, os futuros contratos somarão R$ 20 milhões ao ano. A expectativa é que os contratos sejam assinados em julho.