O Tera, novo SUV da Volkswagen, foi oficialmente lançado nesta semana. De acordo com a marca alemã, que considera o modelo como o lançamento mais importante da montadora na América do Sul nos últimos anos, as vendas vão começar em junho.
O modelo será o SUV mais barato da Volkswagen e chega para competir com o Citroën Basalt, o Fiat Pulse e o Renault Kardian. O Tera, que conta com quatro versões, custa a partir de R$ 99.990,00 e será comercializado em 20 países.
O carro foi lançado oficialmente no domingo (24), quando teve o preço e outros detalhes revelados. Na segunda-feira (25), o Tera foi apresentado na fábrica de Taubaté (SP), onde vem sendo fabricado exclusivamente desde março deste ano.
A fábrica do interior de São Paulo, que vai completar 50 anos e já fabricou 7,9 milhões de carros desde 1976 – sendo conhecida principalmente pela produção do Gol – foi adaptada e recebeu uma série de inovações para fazer o Tera. Até então, ela estava focada na produção do Polo, que continua sendo feito na fábrica.
As inovações fazem parte de um investimento total de R$ 16 bilhões que a Volks fará no Brasil até 2028. Além disso, 260 pessoas foram contratadas por conta do Tera. Agora, a fábrica de Taubaté conta com 2,9 mil funcionários.
“Em torno de 81% a mais de equipamentos na parte de armação e 81% a mais de ferramentas na parte de estamparia, uma nova instalação para a produção de teto preto na pintura e linhas automatizadas na parte da montagem final, além de incremento no volume. Então, toda a fábrica foi preparada para esse novo produto. O número de robôs quase dobrou com o novo carro”, afirmou Vilque Rojas, plant manager da Volkswagen em Taubaté, sobre as adaptações.
“Todas as adaptações e instalações foram feitas. O que está acontecendo agora é um processo de aceleração para aumentar o volume do Tera. Reduz volume do Polo, sobe o volume do Tera”, completou.
Linha de produção do Tera em Taubaté
Todas as etapas do processo produtivo da fábrica da Volkswagen em Taubaté receberam inovações. Entre os equipamentos, foram inseridos 347 novos robôs, totalizando 875.
No setor de estamparia, onde as chapas de aço são transformadas em peças automotivas, houve aumento de 80,6% na quantidade de ferramentas. São 158 novas ferramentas por conta do Tera, totalizando 354 na fábrica.
Após a estamparia, as peças automotivas são encaminhadas para a armação, setor em que acontece a montagem da carroceria do Tera. A área recebeu um aumento de 81% em equipamentos, entre novos robôs, pistolas de solda, pinças, entre outros.
Com cerca de 90% de automação, a armação é o setor da fábrica em que o Tera ganha forma, já que as peças são unidas ao chassi. É como se fosse a fundação de uma casa.
O setor – e toda a fábrica – conta com transportadores aéreos, que movem a carroceria para a área de pintura, que também foi adaptada, principalmente para a instalação da pintura Bi-tone (teto preto) do Tera.
No setor de pintura, área da fábrica em que mais há processos manuais, os carros mergulham em uma espécie banho para remover impurezas, como óleo e graxa, e recebem vedação antes de serem pintados.
O Tera conta com seis cores: preto ninja, branco cristal, cinza platinum, vermelho hypernova, prata lunar e azul ártico, segundo a Volkswagen.
Por fim, os carros são encaminhados à montagem final, onde recebem os últimos ajustes e verificações finais. A área opera 242 carrocerias ao mesmo tempo – tanto Polo quanto Tera – e conta com 980 funcionários. São feitos de 1,5 mil a 2,5 apertos por carro na montagem final.
O setor recebeu novos recursos para aumentar a capacidade e automatização de processos. Entre as novidades incluídas no Tera estão a tecnologia.
Da montagem final, os veículos são levados à concessionária para venda – em relação ao Tera, isso já tem acontecido e, por isso, as vendas começam a partir de junho.
De acordo com o Volkswagen, o Tera conta atualmente com 241 fornecedores de peças – 230 são empresas brasileiras, sendo 21 no Vale do Paraíba, região onde fica a fábrica de Taubaté.
A unidade teve aumento de 51% em peças por conta do novo produto – são 1,8 mil peças para o Tera, totalizando 5,3 mil na fábrica, que tem movimentação de 345 caminhões para transporte das peças por dia.