Um grupo de 200 fiéis vai percorrer mais de 3 mil quilômetros, em uma viagem de dois dias de ônibus, a partir de Cândido Mendes, no Maranhão, para visitar o Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Para muitos dos romeiros da excursão, essa será a primeira visita à basílica em Aparecida (SP).
A viagem até à basílica é uma tradição na Diocese de Zé Doca, que há dez anos promove as viagens. Contudo, em 2017, a comemoração aos 300 anos do encontro da imagem da Santa mobilizou os fiéis e ampliou o evento. Normalmente, apenas um ônibus costuma ser fretado para a viagem. Desta vez, são quatro.
“A réplica da imagem passou pela nossa diocese e aflorou muito a devoção”, conta o padre André Luiz Brás Lima, um dos organizadores da romaria, que conta com representantes de quase todas as 20 paróquias da diocese. “Muitos estão indo pela primeira vez”, disse.
Os romeiros saem de Cândido Mendes na noite desta terça-feira (26) e enfrentam dois dias e duas noites de estrada. O grupo tem programação em Aparecida entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e chega de volta à cidade-natal no dia 4 de outubro