Nesta segunda-feira (09), o ex-camisa 11 da Seleção Brasileira e atual Senador do Rio de Janeiro conheceu o Instituto Projeto Neymar Jr., localizado na Praia Grande, litoral de São Paulo. Recepcionado pelo vice-presidente do instituto, Neymar da Silva Santos, Romário ficou impressionado com o que viu e aproveitou a visita para bater um papo com os professores do projeto.
A primeira impressão de Romário ao conhecer as dependências do INJR foi extremamente positiva, ele disse que nunca viu nenhum projeto social como este. O craque não foi recepcionado pelas crianças, que estão de férias até meados de fevereiro, mas pôde conhecer os profissionais e professores do complexo educacional e esportivo.
“Essa minha passagem aqui foi muito interessante. A gente, a cada dia, está sempre vendo coisas novas e aprendendo coisas boas. Gostei muito da relação que tive aqui com os professores, o pequeno papo que a gente teve foi muito positivo. Passei um pouco para eles da minha história, do passado e agora do presente e vi que são professores que estão determinados a fazer o seu trabalho e que têm esse prazer de ajudar as pessoas”, contou.
Segundo Neymar da Silva Santos, vice-presidente do INJR, receber o Romário para conhecer de perto o projeto foi algo de extrema alegria. “Para a gente do instituto é um orgulho ter o Romário aqui. Uma oportunidade de aprendermos com toda a experiência dele e esse contato com os nossos professores foi importante para iniciarmos o ano de 2017 com muita determinação em alcançarmos o nosso objetivo, que é o de transformar estas crianças em bons cidadãos para a sociedade”.
Romário acredita que projeções importantes em relação ao terceiro setor podem ser feitas. Ele finalizou sua visita dizendo que a integração com as empresas privadas e com o governo é uma saída para que o bem ao próximo seja feito, assim como acontece no Instituto Neymar Jr.
“Fiquei bastante impressionado. Tenho que parabenizar o Neymar Pai, o Neymar Jr. e todas aquelas pessoas que partem desse conceito. É um instituto de excelência. O objetivo é bem claro, ajudar as crianças de todos os segmentos, tanto do esporte, como na arte, na educação. É um espaço que eu não conheci e não vi ainda em nenhum outro país”.
O Instituto Projeto Neymar Jr. (INJR), associação privada e sem fins lucrativos dedicada às causas sociais, é um complexo educacional e esportivo localizado no Jardim Glória, na Praia Grande, que atende 2.470 crianças carentes, de 7 a 14, e seus familiares.
Atualmente, 10 mil pessoas são impactadas pelo trabalho realizado. Todas as atividades são ministradas na estrutura situada em uma área de 8.400 metros quadrados. Para participar do projeto, as crianças devem estar devidamente matriculadas na rede municipal de ensino da Praia Grande e ter frequência escolar igual ou superior a 60%. O Instituto Projeto Neymar Jr. também tem um projeto noturno para adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.
O projeto idealizado pela família de Neymar Jr. visa, através do conhecimento e das oportunidades, transformar a vida de inúmeras crianças e suas famílias. As finalidades principais do INJR são tirar as crianças da rua, diminuir a evasão escolar, ser uma instituição que reforce o compromisso do estado, combater as drogas e a violência e contribuir no reforço escolar.
Equipado com ambientes educacionais e esportivos, o Instituto Projeto Neymar Jr. conta com metodologias e profissionais especializados para oferecer atividades que contribuam com o desenvolvimento das crianças e suas famílias na comunidade de Praia Grande.
As atividades oferecidas são: Inglês, Espanhol, Robótica, Informática, Artes, Leitura e Escrita, Futebol, Judô, Natação, Vôlei, Basquete, Xadrez, Vôlei de Praia, Futsal, Dança, Teatro, entre outras.
A inserção e participação ativa das famílias dessas crianças é um dos maiores objetivos da instituição que acredita que a diferença começa a ser feita dentro de casa. Com o incentivo e a presença dos familiares na educação, essas crianças podem crescer em um ambiente melhor e com uma base de informação em suas moradias. No INJR, os pais recebem apoio de profissionais capacitados que podem ajudar seus filhos, como cidadãos, no presente e no futuro.
As atividades acontecem no contra turno da escola, sendo que todas as crianças frequentam o INJR por duas horas diárias e participam de todas as aulas proporcionadas. Os familiares também possuem acesso a atividades esportivas, palestras e cursos profissionalizantes.