A refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), foi multada em R$ 471 mil nesta terça-feira (27) pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) por emissão intensa de fumaça preta no último sábado (24).
Segundo o órgão ambiental, a emissão deste poluente pode tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde.
Durante a vistoria na empresa, após denúncia dos moradores da região, os técnicos verificaram a emissão intensa de fumaça preta, que se normalizou com a retomada das atividades de produção da refinaria às 18h.
De acordo com a Cetesb, a empresa tem prazo de 10 dias para produzir um relatório detalhado sobre as causas da ocorrência e as medidas a serem implementadas de forma a evitar novos episódios.
Fumaça
A fumaça lançada pela Revap no último dim de semana tomou o céu da cidade e podia servista em diferentes regiões da cidade. A chama despertou a atenção dos moradores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a fumaça densa foi causada por uma falha operacional provocada pela falta de energia, que aumentou a queima de componentes químicos.
A queda de energia foi gerada por um princípio de incêndio em uma subestação próxima à Revap. Com isso, o sistema de segurança foi acionado e houve uma queima rápida dos componentes.
Outro lado
A Petrobras, que controla as operações na Revap, informou que não foi notificada pela Cetesb.