A Refinaria Henrique Lage (Revap), da Petrobras, em São José dos Campos (SP), foi multada em R$ 201,4 mil pela emissão de fumaça preta pelo sistema de tocha na última quarta-feira (28). A multa foi definida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quarta-feira (4).
Segundo a Cetesb, a penalidade determina que a empresa apresente propostas para a adequação do sistema operacional para que, em situações de emergência, não ocorram emissões de fumaça preta e que causam incômodos à população.
A ocorrência foi avaliada por técnicos da Cetesb no município, que definiu o valor da multa. Segundo a companhia, o episódio foi consequência de uma instabilidade no sistema de geração de vapor, que levou ao acionamento do sistema de segurança da unidade.
Chama:
Uma forte chama acompanhada de fumaça preta que saía da tocha da Revap assustou os moradores de bairros próximos ao local na quarta-feira (28). A fumaça tomou o céu da cidade, podia ser avistada em diferentes regiões da cidade e durou pelo menos 1 hora.
Na ocasião, a Petrobras, responsável pela refinaria, confirmou a falha no sistema de geração de vapor da unidade, que gerou variação da chama de tocha. A empresa também alegou na data que não haviam sido causados danos com a ocorrência.
Outro lado:
A Petrobras foi procurada e informou, por meio de nota, que ainda não foi notificada pela Cetesb a respeito do ocorrido.