Um carregamento com 50 mil kits de testes para diagnóstico do coronavírus desembarcou na cidade de São Paulo e foi liberado pela Receita Federal nesta quarta-feira (8).
Os testes foram destinados a uma associação privada, sem fins lucrativos, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS).
A carga veio da Coreia do Sul e os reagentes para detecção de coronavírus foram mantidos acondicionados em contêineres refrigerados a – 20°C.
O primeiro lote com 500 mil kits de teste rápido para o coronavírus (Sars-CoV-2) chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 30 de março.
Fila de exames
A Plataforma de Laboratórios para diagnóstico do novo coronavírus de São Paul irá analisar em dez dias 9 mil dos 17 mil testes de coronavírus represados na fila. O montante faz parte do grupo considerado prioritário: pacientes graves, internados, e profissionais de saúde.
Segundo o Instituto Butantan, responsável pela coordenação dos trabalhos, as amostras presentes no Instituto Adolfo Lutz começaramm a ser distribuídas pela plataforma na terça-feira (7).
Instituições como Albert Einstein, Fleury, além das regionais do Adolfo Lutz no interior e laboratórios universitários, receberão as amostras para que a situação atual de represamento – que hoje é de 9 mil, dentro dos critérios prioritários – seja solucionada no período de até 10 dias.
A demora no resultado dos testes de confirmação do novo coronavírus dificulta o cálculo da real dimensão da doença no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde contabilizou 428 mortes e 6.708 casos confirmados da doença.
Testes ajudam notificações
O G1 revelou que apenas pacientes com sintomas graves do novo coronavírus são notificados pelo estado de São Paulo. Pessoas com sintomas leves não são registradas como casos suspeitos ou confirmados de coronavírus no sistema oficial, tampouco são submetidas ao teste laboratorial.
Para o Ministério Público de Contas, o estado deve adquirir uma quantidade de testes compatível com “a real situação enfrentada” e mudar esse protocolo de notificação, divulgando com transparência os dados relacionados aos casos confirmados e as mortes decorrentes da doença.