Após 30 dias em períodos de testes, os 54 radares instalados em Taubaté começam a multar motoristas a partir desta terça-feira (15). Além dos aparelhos estáticos, a prefeitura também irá utilizar dois radares móveis com os locais de fiscalização sendo divulgados semanalmente.
Alvo de reclamações dos motoristas, os limites de velocidade divulgados no período experimental pela prefeitura, que eram de 40Km/h e 50Km/h, foram modificados em alguns pontos: as vias Dom Pedro I, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Marrocos, Avenida Santa Luiza de Marillac e Avenida Professora Escolástica Maria de Jesus terão limite de 60 Km/h.”Nas vias próximas a escolas e com travessia de pedestres, os radares vão operar com limite de 40 Km/h. Em outros lugares, será dividido entre 50 e 60 Km/h”, disse a secretária de mobilidade urbana, Dolores Moreno Pino.
O objetivo da administração é diminuir o índice de acidentes registrados na cidade. Em 2013, foram foram 29 mortes e 151 acidentes no trânsito em Taubaté. Segundo a prefeitura, o dinheiro arrecadado com as multas será investido em melhorias na sinalização, além de ações de educação no trânsito.
Os radares começaram a ser instalados em maio e estão inseridos no projeto do Centro de Operações Integradas (COI), que foi inaugurado no começo deste mês. O custo de operação das câmeras até o final do ano é de R$ 2 milhões e ao todo a implementação da central custou R$ 7 milhões. O COI de Taubaté conta com 10 estações de monitoramento.