Edival Pontes é um medalhista olímpico. Nesta quinta-feira (8), Pontes, que é mais conhecido como Netinho, conquistou a medalha de bronze na categoria “até 68kg” no taekwondo e se tornou o terceiro brasileiro a subir no pódio dos Jogos Olímpicos nesta modalidade. Mas quem é Edival Pontes?
Nascido em 11 de outubro de 1997, em João Pessoa (PB), Netinho treina taekwondo desde os sete anos. Edival Pontes foi considerado uma promessa no esporte desde cedo. Em 2014, aos 16 anos, foi campeão mundial de juniores e medalhista de ouro nas Olímpiadas da Juventude de 2014. Dois anos depois, em 2016, no Pan-Americano de taekwondo, Edival conquistou a medalha de prata na sua categoria.
A principal conquista de sua carreira antes de Paris 2024 veio em 2019, no Pan-Americano de Lima. Edival Pontes venceu o dominicano Bernardo Pié e conquistou a medalha de ouro na categoria “Até 68kg”. Nas Olímpiadas de Tóquio, Netinho foi eliminado na primeira luta, mas conseguiu performances melhores na preparação para Paris 2024.
Edival Pontes foi campeão do Pan-Americano de taekwondo em 2022 e foi vice-campeão mundial, também em 2022. Em 2023, no Pan de Santiago, Netinho, Maicon Andrade e Paulo Melo integraram a equipe brasileira que conquistou a medalha de ouro no taekwondo em equipes. Agora, Pontes é medalhista olímpico após conquistar o bronze em Paris.
(Foto: Wander Roberto, COB)