Pelo menos dezessete pessoas, entre elas quatro policiais civis, foram presas pela ‘Operação Ouro Preto’ do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), contra o tráfico de drogas, na manhã desta sexta-feira (29) em Taubaté (SP).
Segundo a Polícia Civil, dos policiais presos, dois dos envolvidos são da Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (Dise), um deles era da delegacia Seccional e o outro trabalhava para o 4º Distrito Policial, na região do Quiririm.
A ação aconteceu depois de uma investigação sobre o tráfico de drogas na cidade. Ao todo, foram cumpridos aproximadamente 20 mandados de busca e apreensão em Taubaté, Tremembé e Natividade da Serra. Foram presos 16 homens e uma mulher. Dos mandados de prisão temporária, em quatro foram registrados flagrantes com apreensão de drogas e arma.
O Gaeco não informou o motivo da operação, nem detalhes da relação dos policiais com o tráfico até a publicação desta reportagem.
Além das prisões, 13 quilos de droga foram apreendidos, além de 10 quilos de pasta base de cocaína, R$ 11 mil em dinheiro, uma arma calibre 12 com munições, celulares, computadores e material para contabilidade do tráfico com os suspeitos.
Corregedoria
Os quatro policiais presos serão encaminhados para a Corregedoria, em São José dos Campos. A operação ainda estava em andamento até a publicação desta reportagem e os boletins estão sendo registrados no 1º Distrito Policial de Taubaté.