A visita do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) a São José, marcada para hoje a tarde, coloca à prova a popularidade e o prestígio do líder petista para catapultar a campanha à reeleição, na região, da presidente Dilma Rousseff, ameaçada pelo crescimento de Marina Silva (PSB) nas últimas pesquisas –a concorrente venceria no segundo turno.
O evento é tratado como um divisor de águas na campanha de candidatos petistas da região, além da candidatura do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que concorre ao governo do Estado e patina em terceiro lugar nas pesquisas, com 5% das intenções de voto.
A direção do PT na cidade calcula que o comício poderá atrair até 10 mil pessoas.
Para tanto, foram convidados petistas de toda a região, entre políticos e militantes, que engrossarão as fileiras do partido para dar apoio aos principais candidatos da legenda.
O foco deverá ficar principalmente em Padilha e na presidente da Câmara de São José, Amélia Naomi, candidata à deputada federal.
Oficialmente, caciques do partido não falam em “convocação” da militância, mas em um convite.
“Lula é uma liderança nata, a maior do país, e as pessoas virão vê-lo mesmo sem convite. Não se trata de caravana do PT, mas de uma mobilização normal”, disse Rose Gaspar, coordenadora regional do PT.
Para o presidente do partido em São José, Giba Ribeiro, a visita do ex-presidente vai marcar a campanha dos candidatos da região.
“Será como em outros comícios do Lula na cidade, que atraíram uma multidão e alavancaram a campanha dos candidatos. Ele é o maior cabo eleitoral que o PT tem”, afirmou o petista.
Derrota. Nos últimos dois comícios que Lula participou na região, para dar apoio a candidatos do Vale, a presença dele não surtiu efeito nas urnas.
Em 2012, ele esteve em Taubaté em comício com Isaac do Carmo, então candidato petista à prefeitura, e que foi derrotado por Ortiz Júnior (PSDB).
Em 2008, Lula apoio a candidatura de Carlinhos Almeida à prefeitura de São José, em comício na região central. Também não deu certo. Os eleitores reelegeram Eduardo Cury (PSDB).
Além disso, Lula esteve em São José em 2010, em uma visita às obras de modernização e ampliação da Revap (Refinaria Henrique Lage), da Petrobras.
‘Muleta’. A presença do ex-presidente foi criticada pelo coordenador regional do PSDB, Francisco de Assis Vieira Filho, o ‘Chesco’, para quem Lula se torna uma espécie de “muleta” do partido.
“Ele acaba tirando o brilho da candidata do PT. Fica uma sensação de muleta. Isso desautoriza a Dilma”, disse.
A opinião foi rechaçada pelas lideranças do PT. Para Rose Gaspar, Dilma não precisa de substitutos.
“É preconceito contra a mulher. Dilma não precisa de substituto. O Lula é uma liderança e vai onde ele pode ir, como presidente de honra do partido. O FHC (Fernando Henrique Cardoso) deveria fazer o mesmo pelo PSDB”.
Segurança. O aparato de segurança e fiscalização na visita de Lula envolverá ao menos 50 policiais militares, agentes de trânsito e guardas civis municipais. O número pode subir para 100 dependendo da quantidade de público.
A programação
Concentração
Os militantes petistas irão se concentrar na praça Afonso Pena, no centro de São José, a partir das 16h
Caminhada
Dali, eles seguirão em caminhada pelo centro em um de dois trajetos planejados pela organização: pela rua 15 de Novembro ou pelo calçadão da rua 7 de Setembro
Comício
Os militantes se reunirão na praça Padre João (Matriz) para um comício, às 18h
Lideranças
Além de Lula, participarão do comício lideranças do PT como Alexandre Padilha, candidato ao governo de São Paulo, e Amélia Naomi, candidata à deputada federal. A presença do prefeito Carlinhos Almeida não foi confirmada oficialmente
Segurança
Pelo menos 100 pessoas, entre policiais militares e agentes de trânsito, farão a segurança
Dali, eles seguirão em caminhada pelo centro em um de dois trajetos planejados pela organização: pela rua 15 de Novembro ou pelo calçadão da rua 7 de Setembro
Os militantes se reunirão na praça Padre João (Matriz) para um comício, às 18h
Além de Lula, participarão do comício lideranças do PT como Alexandre Padilha, candidato ao governo de São Paulo, e Amélia Naomi, candidata à deputada federal. A presença do prefeito Carlinhos Almeida não foi confirmada oficialmente
Pelo menos 100 pessoas, entre policiais militares e agentes de trânsito, farão a segurança
PSDB escala vice de Aécio para caminhada
São José dos Campos
O PSDB programa uma visita a São José do senador e candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves, Aloysio Nunes, para a semana que vem, no dia 5 de setembro.
Segundo Anderson Farias Ferreira, presidente do PSDB em São José, o senador deverá fazer uma caminhada pela região central da cidade e conceder entrevistas a órgãos da imprensa. “Estamos fechando a agenda do senador”, afirmou.
Francisco de Assis Vieira Filho, o ‘Chesco’, coordenador regional do PSDB, disse que a legenda negocia também a vinda do próprio Aécio Neves para um evento na região, que também deverá ser em São José e antes do primeiro turno das eleições, em 5 de outubro.
“Há uma chance muito boa de Aécio participar de um grande comício na região, mobilizando militantes de todas as cidades”, disse.
Marina. A candidata do PSB à eleição presidencial, Marina Silva, também poderá participar de eventos de campanha na região.
Segundo o coordenador regional do PSB, João Vidal, o comício será realizado em Taubaté. “Vou a São Paulo conversar com a candidata”, disse.
Lula fez comício em Taubaté em 2012
Ao lado do então candidato do PT à Prefeitura de Taubaté, o sindicalista Isaac do Carmo, Lula esteve em Taubaté na reta final da campanha de 2012, em outubro. A concentração ocorreu na praça Dom Epaminondas, no centro. Na cidade, Lula defendeu alternância no poder. “Tem gente que pensa que o poder é uma coisa hereditária”, disse o petista.