O Ministério Público (MP) de São Paulo denunciou por corrupção nesta quarta-feira (18) o ex-prefeito de São José dos Campos e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Robson Marinho. Ele é acusado a receber propina da multinacional Alstom para votar a favor de um contrato com estatais sem licitação. Marinho nega as acusações.
Os promotores acusam Marinho de receber propina da Alstom para aprovar um contrato da empresa com o governo paulista em 1998. Ele teria recebido quase US$ 3 milhões em uma conta na Suíça.
Antes de se tornar conselheiro, Robson Marinho foi secretário do ex-governador Mário Covas (PSDB). Além dele, foram denunciados consultores que teriam intermediado o suborno e ex-funcionários da Alstom. Na ação, os promotores pedem o bloqueio de bens de todos os envolvidos, a dissolução da Alstom e de duas consultorias e ainda R$1 bilhão de indenização para o estado.
Robson Marinho informou que ainda não teve acesso ao processo e que quando isso acontecer, prestará os esclarecimentos à justiça. A Alstom informou que não foi notificada oficialmente sobre a ação e que trabalha para que todos os temas relacionados à investigação sejam esclarecidos.
Caso a Justiça aceite a denúncia, Marinho passará à condição de réu em ação de improbidade. Marinho não está participando das sessões do TCE porque pediu concessão de licenças-prêmio.