O Procon autuou 15 comércios de São José dos Campos e Jacareí por problemas como validade vencida, falta de informações nutricionais e falta de preço nos produtos.
As autuações foram feitas durante vistorias da Operação Páscoa, que fiscalizou 39 estabelecimentos nas duas cidades.
Em São José dos Campos, 10 locais foram autuados. O problema mais encontrado foi a falta de preço visível para os consumidores, uma exigência do Procon. O segundo maior índice de autuações foram os problemas com a informação de validade e produtos vencidos.
Já em Jacareí, apenas cinco estabelecimentos foram autuados. O líder de autuação foi a falta de informação sobre a presença de glúten nos produtos vendidos, um perigo aos celíacos – pessoas com sensibilidade ao glúten, que é uma proteína encontrada em alguns cereais, como o trigo, aveia, cevada e derivados. Os outros problemas citados são falta de preço visível e validade vencida.
A pesquisa percorreu 465 estabelecimentos comerciais de todo o estado de São Paulo e encontrou irregularidades em 173 locais. A lista completa de estabelecimentos autuados está na página do Procon.