Com um novo modelo de bafômetro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) quer aumentar o número de blitzes contra a Lei Seca no Vale do Paraíba a partir desta sexta-feira. O bafômetro passivo vai agilizar e aumentar a capacidade de testes em motoristas.
Segundo a PRF, o bafômetro passivo chega a ser cinco vezes mais rápido que os equipamentos que eram utilizados nas operações anteriores da Lei Seca, e é uma maneira mais eficaz de prevenção a acidentes no trânsito causados pelo álcool.
“A gente direciona o aparelho ao condutor e imediatamente já acende uma luz, que significa que não há álcool. Se tiver a luz vermelha, signifca a presença de álcool. Ele é cinco vezes mais rápido. Facilita a logística da blitz e ajuda na prevenção”, disse o inspetor Samuel Freire, da PRF.
O primeiro teste do bafômetro passivo acontece na noite desta sexta-feira em um festival de música na altura do Km 157 da Dutra em São José dos Campos. Na fiscalização serão utilizados seis equipamentos. O motorista que recusar o teste do bafômetro recebe uma multa no valor de R$2.934, além da suspensão da carteira de motorista por 12 meses.