Começou as 15 Horas
Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) Dr. Félix Nobre de Campos, em Taubaté, fazem uma rebelião desde a tarde desta quarta-feir. Os detentos fizeram 14 reféns, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e chegaram a liberar uma mulher e dois homens. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) está no local desde às 18h de quarta aguardando para tentar conter o motim. A Polícia Militar permaneceu durante toda a madrugada no local. As negociações para o fim da rebelião seguiram durante a noite.
Uma fumaça preta chamou atenção de quem passava pela rodovia Amador Bueno da Veiga durante a tarde de quarta, quando o motim teve início. Do lado de fora, assim que a rebelião começou, vizinhos relataram que ouviram barulhos de explosões. A causa do motim ainda não foi informada e, segundo a promotoria, os detentos não explicaram exatamente quais as reivindicações deles.
Dados da pasta que administra o sistema carcerário paulista apontam que a unidade tem a população carcerária 80% acima de sua capacidade.
De acordo com as informações atualizadas no dia 3 de agosto, há 1.521 pessoas detidas no CDP, sendo que a unidade pode receber 844 presos. O presídio recebe pessoas que aguardam julgamento em regime fechado.
(Foto: Daniel Sá/ Arquivo Pessoal)
imagens / YouTube