O homem suspeito de matar quatro pessoas da mesma família em Triunfo foi preso na tarde deste sábado (12) em Montenegro, no Vale do Caí, interior do Rio Grande do Sul. Segundo informações da Brigada Militar, ele foi encontrado por volta das 15h, quando chegava na casa de parentes. Populares reconheceram o homem e chamaram a polícia.
A prisão preventiva de Deoclides da Silva, de 45 anos, havia sido decretada pela Justiça na sexta-feira (11) e ele era considerado foragido. A polícia realizava buscas e havia, inclusive, divulgado a foto dele.
Deoclides é suspeito de ter matado uma mãe e três filhos a golpes de facão na manhã de quarta-feira (9). De acordo com o delegado que investiga o caso, Lucio Melo, ele é vizinho da família e teria cometido os crimes depois de uma discussão.
As vítimas são Mirian Ribeiro Pereira, 52 anos, e os filhos dela, Valquiria, 30, Valeria, 28 e João Paulo, 21. Segundo o delegado, o filho mais novo de Mirian, de 19 anos, presenciou as mortes.
“Enquanto ele matava meu cunhado, minha guriazinha, nesse momento, estava dentro da máquina de lavar”, relatou o pai Tarciso Ribeiro.
O velório da família foi na tarde de quinta (10), no Salão Santa Terezinha, na localidade de Barreto. Eles foram enterrados, no fim do dia, no cemitério da cidade.
O caso
Deoclides teria mostrado a genitália para uma das filhas de Mirian. Com isso, a família começou a discutir com o suspeito, que pegou um facão em casa e foi até a residência vizinha. “Era comum discutirem. Viviam batendo boca”, comentou o delegado.
Todas as vítimas foram mortas na entrada da residência. O homem trabalha como cortador de mato, segundo a polícia.
O delegado informou que ele tem antecedentes por ameaça, não relacionados à família.
Foto: André Herzer/Jornal Ibiá