Começou por volta das 12h30 da manhã desta quarta-feira (24) a demolição de dois prédios na Muzema, realizada pela prefeitura do Rio. A ação estava prevista para 9h30 mas atrasou. A demolição será de dois edifícios vizinhos aos que caíram no dia 12 de abril matando 24 pessoas.
A secretaria de Conservação informou que a derrubada está sendo feita de forma manual para evitar abalos estruturais aos prédios do entorno. A estimativa é de que os serviços tenham a duração de 30 dias.
A prefeitura ainda avalia a necessidade de contratar emergencialmente uma empresa para auxiliar na derrubada das construções, o que poderia acelerar o trabalho.
Na última segunda-feira (22), a Defesa Civil municipal realizou uma nova vistoria no local e emitiu um laudo condenando os prédios vizinhos ao desabamento e eles serão demolidos por apresentarem graves riscos estruturais.
A segurança dos trabalhadores da secretaria de Conservação será feita pelo 2º Comando de Policiamento de Área (Zona Oeste) da Polícia Militar.
A Guarda Municipal vai atuar com 30 guardas municipais. Os agentes vão auxiliar as equipes da Prefeitura no isolamento da área e no controle do trânsito dos acessos ao local.
Prédios desocupados
Outros sete prédios na Muzema também foram temporariamente desocupados. As construções estão na área estão os dois imóveis que serão derrubados. A liberação da área só poderá acontecer depois de uma nova vistoria que será feita após a demolição, informa a prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, foram abertos 33 processos novos de notificação, identificando de forma individualizada as construções irregulares no terreno.
Foto: Reprodução/ TV Globo