A Prefeitura de Potim fez nesta terça-feira (28) a reintegração de posse em pelo menos sete áreas, a maioria particulares, em quatro bairros da cidade. Após a retirada de cerca de 500 famílias, que ocorreu de forma pacífica, os ocupantes fizeram uma manifestação em frente a prefeitura.
A invasão teve início na última sexta-feira (24) nos bairros Morada dos Marques, Jardim Cidade Nova, Chácara Tropical e Vista Alegre. De acordo com a administração, as famílias não seriam ligadas ao Movimento dos Sem Terra (MST) e vivem na cidade de aluguel. As famílias teriam ido para o local após boatos de que a prefeitura estaria distribuindo terras.
Por volta das 7h30 desta terça-feira, agentes da prefeitura e a PM foram nos locais para realizar a reintegração. “Todo mundo saiu com uma calma muito grande. Tivemos reunião com prefeito a tarde e cerca de dez representantes colocaram suas propostas”, afirmou um dos líderes da ocupação Júlio César Andrini. Segundo ele, o acordo foi postivo para os ocupantes do terreno.
Segundo a administração, as famílias serão cadastradas para serem beneficiadas com cerca de 300 casas, construídas pelo CDHU em uma área já desapropriada no bairro Vista Alegre. A administração municipal também informou que está conversando com padres redentoristas para possível loteamento no terreno que pertence a instituição religiosa.