A Prefeitura de São Paulo cederá a sede da subprefeitura de Pinheiros, na Zona Oeste, em troca do Parque Augusta, na região central da cidade. Segundo o prefeito João Doria, as negociações com as empresas Setin e Cyrela, donas do terreno do parque, foram concluídas e a implementação do Parque Augusta será anunciada em agosto.
“Essa vitória foi construída a quatro mãos. Ou a muitas mãos. Foi construída com a decisão da Prefeitura de resolver”, afirmou o prefeito em coletiva na Zona Sul da cidade nesta segunda-feira (17).
Em abril, o Ministério Público (MP) sugeriu que a Prefeitura de São Paulo buscasse um acordo com as construtoras oferecendo outros espaços sem restrições ambientais. O parque corresponde a 40% do terreno e existe há 40 anos, mas desde 2013 é alvo de uma sequência de liminares na Justiça.
Na ocasião, a promotoria também autorizou a gestão municipal a negociar o encerramento da ação movida pelo MP contra as construtoras pelas irregularidades cometidas na área nos últimos anos, como o fechamento dos portões, pela construção do parque. Doria não informou detalhes das tratativas, apenas garantiu que as negociações já foram encerradas.
“Nós muito em breve, agora no meu retorno da China, vamos anunciar isso com a presença dos promotores e fazer o detalhamento disso. Quero que tenham também o sentimento de vitória, porque se não fosse a Promotoria de Justiça seguramente estaríamos empurrando esse assunto para mais dez, quinze, vinte anos de discussão”, afirmou
Em junho, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini, divulgou que a implementação do Parque seria feita pelas construtoras Setin e Cyrella. De acordo com Doria, as empresas serão responsáveis pela manutenção da área pelo prazo de dois anos.
“A cidade vai ganhar um parque novo. O parque será cuidado, zelado, pelas duas empresas pelo prazo de dois anos, exatamente queria a comunidade no entorno do Parque Augusta. Teremos também banheiros novos, equipamentos para esporte, iluminação, câmeras, segurança; será um parque modelo para a cidade de São Paulo”, garantiu.