Prefeitura de Taubaté iniciou a distribuição de sacos de areia de aproximadamente 800 gramas para os moradores em uma ação de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em janeiro, uma análise de densidade larvária apontou que a cidade corre risco de epidemia da doença.
A retirada é gratuita e pode ser feita na sede da prefeitura e secretaria de saúde. Cada saco de areia distribuído tem 800 gramas. A areia pode ser utilizada em vasos com plantas para evitar o acúmulo da água.
“Pode retirar de um a dois saquinhos por pessoa, colocar no pratinho e em locais que possam acumular água e assim evitar que essa água se acumule e também a proliferação do mosquito”, afirmou José Antonio Cardoso, coordenador do Controle de Animais Sinantrópicos.
A ação é um reforço na campanha contra o mosquito transmissor e aconteceu após a divulgação da análise de densidade larvária (ADL), que atingiu 6,7 no índice de breteau (IB). O índice adequado, segundo o Ministério da Saúde, é de 1,0.
“É importante que façamos várias ações no fim de verão e começo do outono para que tenha uma redução desses números e evitar possíveis transmissões de dengue nesse período”, reforçou Cardoso.
A retirada pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As doações acontecem no pátio principal da prefeitura, localizado na avenida Tiradentes, no Bom Conselho, ou na secretaria de saúde, que fica na avenida John Fitzgerald Kennedy, 488, no Jardim das Nações.
A partir das próximas semanas, os sacos também estarão disponíveis nos PAMOS e unidades básicas de saúde (UBSs).
Em 2018, a cidade registrou cinco casos autóctones de dengue e um de chikungunya.
Foto: Grupo Ghanem