A Prefeitura de Taubaté decidiu adiar para fevereiro as novas alterações viárias na região central da cidade devido a um atraso no processo de licitação do projeto. Inicialmente, o novo pacote de mudanças viárias começaria a ser implantado na segunda quinzena de janeiro.
De acordo com a prefeitura, o atraso se deu na compra de materiais de sinalização e semafóricos. A nova data para início das mudanças ainda não foi definida pelo executivo.
O novo pacote viário foi anunciado pela prefeitura em dezembro e tem mudanças em seis corredores da região central da cidade. Segundo a secretaria de Mobilidade Urbana, o objetivo é melhorar a fluidez do tráfego na cidade, principalmente nos horários de pico.
Uma das principais mudanças é a inversão de direção da Praça Santa Terezinha, que vai passar a ter o trânsito fluindo em sentido horário. A rua Emílio Winther segue com o tráfego apenas sentido centro. A rua Pedro Costa também terá o sentido invertido, na direção da Dutra.
Para garantir a fluidez, também devem acontecer alterações na rua Doutor Souza Alves, 15 de Novembro e Marechal Deodoro da Fonseca. A intenção da prefeitura é permitir que os motoristas cruzem o centro sem transitar por ruas consideradas pequenas e inadequadas ao fluxo.
Acesso
Entre as próximas novidades, uma delas deve ser no principal acesso a Taubaté pela Dutra, no centro. O viaduto passará a ser mão única no sentido Ubatuba. Quem vier da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) deve acessar a cidade pela parte parte baixa, pelo túnel. O trecho também deve receber semáforos no sistema de onda verde para garantir a fluidez.