A coloração do rio foi alterada por cerca de dois quilômetros por causa da lama despejada após rompimento de uma encosta, durante a limpeza de uma estação de tratamento de água.
Prefeitura de Ilhabela multou em R$ 10 milhões a Sabesp por derramar lama no rio Água Branca. A coloração do rio foi alterada por cerca de dois quilômetros por causa da lama despejada do rompimento de uma encosta, durante a limpeza de uma estação de tratamento de água. A Cetesb informou que, apesar da coloração, não houve contaminação do manancial.
De acordo com a prefeitura, o dano ocorreu no último domingo (6) quando a empresa fazia a limpeza de uma estação de tratamento, próxima ao córrego Serrinha. Durante o serviço, um degrau da escada hidráulica rompeu e a encosta liberou argila no córrego, que atingiu o rio.
O vazamento permaneceu por cerca de quatro horas, de acordo com a prefeitura. O rio mudou de cor e odor com a quantidade de lama despejada.
Por nota, a Sabesp confirmou o problema, mas afirmou que não foi notificada da multa aplicada pela prefeitura. “Apesar do aspecto barrento, não havia nenhum tipo de poluente. A Companhia já realizou o reparo do equipamento e agora está trabalhando no aumento da sustentação da escada hidráulica e na reposição da vegetação no local”. A Sabesp ainda informou que lamenta o ocorrido.