O Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, espera receber cerca de 160 mil fiéis no próximo dia 12 de outubro, quando é celebrada a Festa da Padroeira. Nesta sexta-feira (3), a Basílica deu início e anunciou a programação da novena em preparação para a festa.
Entre as principais novidades na programação está a realização de um terço que será celebrado simultaneamente com o Santuário de Fátima, em Portugal. A celebração será transmitida via satélite e faz parte da comemoração pelo jubileu dos 300 anos celebrados pela descoberta da Santa em 2017.
Para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, a principal mudança é no trajeto da procissão solene, que desta vez será em preparação à missa de encerramento da Festa da Padroeira. Neste ano, a procissão sairá da Basílica Velha e seguirá em direção ao Santuário, com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida a missa.”Queremos fazer esta ligação entre a velha e a nova igreja, para mostrar aos fiéis que se tratam de um único conjunto arquitetônico”, disse Dom Darci Nicioli.
A missa solene das 9h, ponto principal da celebração, será realizada por Dom Darci Nicioli, que substituirá o arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno, que participará do Sínodo Extraordinário sobre a Família, realizado de domingo (5) a 19 de outubro no Vaticano.
Programação
A programação da novena também inclui atividades como a benção de animais, que acontecerá neste sábado (4) em celebração ao Dia de São Francisco. Além disso, na segunda-feira (6), haverá uma procissão com biclicletas na cidade.
Já na próxima quarta-feira (8), o Santuário promove pela primeira vez uma novena voltada aos jovens. A tradicional procissão luminosa, feita com luz de velas, será realizada no dia 11