O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), decretou situação de emergência nesta segunda-feira (28) no município. A intenção com a medida é garantir prioridade de abastecimento dos veículos oficiais.
De acordo com a prefeitura, a ação é necessária para garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais caso haja esgotamento do combustível. A administração municipal informou, que até a noite desta segunda, ainda contava com reserva.
Além de ter prioridade no abastecimento nos postos, o documento também prevê a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise, que vai propor e adotar todas as medidas para a manutenção dos serviços públicos essenciais à população.
Ubatuba é a quarta cidade da região a decretar emergência – antes, Guaratinguetá, São José dos Campos e Santo Antônio do Pinhal, adotaram a medida.
Serviços
Educação: até quarta-feira (30) as escolas municipais e creches funcionam normalmente. Nesta data, a situação será revista, pois será preciso avaliar o abastecimento de gás de cozinha e mantimentos para oferecimento da merenda a partir da próxima semana.
Saúde: o atendimento está sendo realizado para pacientes da hemodiálise, em situações de emergência, pacientes oncológicos de quimioterapia e radioterapia. Para os demais pacientes, exames e cirurgias eletivas, os serviços de transporte ainda estão suspensos.
Transporte: A Verde Bus, empresa de transporte coletivo, continua operando com a frota reduzida, circulando nos horários de domingo e feriados. A frota possui combustível para atender à população nestas condições somente até sexta-feira (1º)
Coleta de Lixo: a coleta voltou a operar nesta segunda com frota reduzida. No entanto, foi suspenso o transporte de material de aterro e extrações.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubatuba)