Políticos tucanos saíram em defesa do ex-prefeito de São José dos Campos Emanuel Fernandes, que foi condenado por improbidade administrativa e teve sua filiação ao PSDB cancelada pela Justiça Eleitoral.
O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB), contesta a condenação de Emanuel pela Justiça. “Como esse processo é de 2012, ao ver do PSDB essa punição de três anos já teria sido cumprida e trata-se de uma decisão que não inclui dolo aos cofres públicos. São problemas processuais de interpretação da justiça e do Ministério Público que levaram à essa decisão.”
A vereadora Dulce Rita (PSDB) também saiu em defesa do ex-prefeito. Para ela, a condenação já é um assunto ‘superado’ para os tucanos.
“Eu fiquei espantada com a desfiliação. Ele é um emblema dentro do partido e isso me pegou de surpresa. Em hipótese nenhuma ele corre risco de ser preterido dentro do nosso partido e foi ele que deu espaço para tudo que aconteceu dentro da cidade”, explica a vereadora.
O vereador Juvenil Silvério (PSDB) usou as redes sociais para expressar o seu apoio ao agora ex-tucano. “Em nenhum momento, a Justiça acusa Emanuel de ter causado prejuízo aos cofres públicos e muito menos ter desviado recursos. Quem o conhece, sabe da vida simples que ele leva antes e depois de ser prefeito”, disse o tucano.
Histórico
Emanuel Fernandes, que também foi deputado federal entre 1996 e 1997 e de 2007 a 2015, foi condenado por manter serviços de transporte coletivo sem licitação durante seu mandato como prefeito. Com a decisão, Emanuel teve os direitos políticos suspensos por três anos.