A Polícia Militar fechou na manhã desta segunda-feira (27) uma fábrica clandestina de armas em Natividade da Serra (SP). Dois jovens, de 19 e 20 anos, foram presos e cinco armas apreendidas – entre elas uma metralhadora. A polícia também encontrou com eles 1,2 quilo de maconha e ferramentas para confecção das armas.
De acordo com o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), responsável pela ação, que ocorreu por volta das 8h, em uma casa no bairro Alto, os policiais receberam uma denúncia e foram ao local.
Na residência foram encontradas uma metralhadora calibre 38, que estava sendo fabricada; uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 20, um revólver, 26 munições de calibre 12, oito munições de calibre ponto 45, duas munições de calibre 44, uma munição de calibre ponto 40, além de diversas máquinas como furadeiras, esmeril, lixadeiras e peças e matéria-prima para confecção do armamento.
O jovem de 20 anos disse à polícia, no momento da abordagem, que fabricava as armas para o crime organizado e que receberia valores diferentes, de acordo com o tipo da arma produzida. Com as barras de ferro que foram apreenderias, segundo o infrator, seria possível fabricar 20 armas do tipo submetralhadora artesanal de diversos calibres.
Ele apontou ainda uma outra residência próxima onde guardava drogas. No outro local, os policiais encontraram 1,2 quilo de maconha, 72 pedras de crack, R$ 42 em notas trocadas, um pé de maconha, uma espingarda calibre 20 (de cano serrado), oito munições calibre 20, quatro munições calibre 20 (deflagradas) e materiais para embalar drogas.
O homem de 20 anos é de São José dos Campos e a polícia suspeita que o armamento fabricado seria usado por traficantes no bairro Campos do Alemães. Ele tinha passagem por posse ilegal de arma e fabricação de armamento.
Já o jovem de 19 anos, não tinha passagens criminais e assumiu ser o dono da droga. Os dois foram presos e serão encaminhados para a cadeia de Taubaté.
(Foto: Polícia Militar/Divulgação)