Uma mulher de 28 anos, suspeita de ser a mãe do recém-nascido que morreu após ser jogado em um bueiro, na última segunda-feira (8), em Taubaté (SP), foi localizada pela Polícia Civil. Segundo a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), ela seria usuária de drogas e foi encontrada dormindo na rua nesta quarta-feira (10).
A polícia chegou até a mulher depois de denúncias de outros usuários de drogas da região. Informalmente para os policiais, a suspeita confessou que deixou o bebê no bueiro depois do parto – a criança teria nascido morta, segundo ela. Porém a PM informou, na ocasião da ocorrência, que o bebê foi resgatado com vida.
A suspeita disse que estava com cerca de cinco meses de gestação, não sabe quem é o pai da criança e durante a gravidez não teve qualquer acompanhamento médico.
“Na noite anterior ao fato, ela teria sentido fortes dores e deu à luz sozinha ao bebê. Ao ver que a criança havia nascido morta, ela decidiu deixá-la em um bueiro dois quarteirões à frente do local do parto”, disse o delegado Horário Campos, responsável pelas investigações.
A mulher foi levada pelos policiais para um hospital da cidade para fazer exames e receber cuidados médicos. Não há previsão de alta. Segundo o delegado, após deixar a unidade, mantida sob sigilo por motivo de segurança, a suspeita deverá ser encaminhada para a delegacia para prestar depoimento. Como não houve flagrante, ela deve ser ouvida e liberada.
A mulher deve responder inicialmente por infanticídio (assassinato de criança) e, segundo o delegado, ela ainda vai passar por exames psicológicos. Se comprovada a suspeita da polícia, de que o bebê morreu após ser abandonado, a pena é de detenção de dois a seis anos.